O trabalho ocupa grande parte da nossa vida contemporânea. Passamos horas e horas nele, temos nossa identidade guiada por ele e estabelecemos conexões humanas que o perpassam e até mesmo o ultrapassam.
Entre prazos, petições, programas, formulários e compromissos diários, nasce algo que não estava previsto no edital do concurso, nem no regimento de um Tribunal: a amizade.
No corredor, no cafezinho, no atendimento ao público, na sala de audiências, nos gabinetes, nas reuniões.
Laços se fortalecem na rotina, no apoio mútuo e na caminhada em defesa da Justiça, e muito além dela.
Por isso, este ano daremos um viva à amizade que um dia nasceu no Judiciário e, hoje, está intrínseca à sua vida (e a do seu amigo), ajudando a contar duas histórias de vida.
Afinal, como definiria o filósofo Aristóteles, "amizade é uma alma que habita dois corpos; um coração que habita duas almas."
Porque AMIZADE é vínculo legítimo, firmado não só por afinidade, mas também por respeito, empatia e confiança — valores que regem tanto a boa convivência quanto o próprio Judiciário.
Celebre a amizade que o Judiciário te deu!
Até 8/8/2025, conte sua história com seu amigo, anexe uma foto de um momento especial e concorra a um lugar no mais tradicional impresso da ANAJUSTRA Federal.
Pesquisar participação
O calendário era uma peça institucional que trazia como destaque os serviços e benefícios da entidade, entre eles, as assessorias jurídica, parlamentar e financeira.
O impresso contou com a participação de associados pela primeira vez, trazendo trabalhos artísticos autorais dos participantes.
Servidores enviaram imagens e textos que revelavam os encantos das cidades em que moravam.
O calendário foi composto por cenas que inspiravam os servidores participantes.
Servidores enviaram fotos que compunham suas lembranças afetivas.
As manifestações culturais das diferentes regiões do país estamparam a peça institucional.
O tema foi: "A beleza das flores" e elas coloriram o calendário de 2016, uma das edições com maior número de participações até hoje.
Uma foto do local de trabalho, uma história interessante presenciada na JT ou detalhes da função exercida fizeram parte da primeira edição do calendário dentro da ação Sou Mais Justiça, em 2017.
Composto por frases e ilustrações em aquarela da designer Marina Papi, o calendário de 2018 estampou as respostas dos associados para a pergunta “Qual a contribuição do seu trabalho para a JT?” ou o complemento da frase “Eu sou mais JT porque…”.
Um mosaico com os rostos dos associados formando imagens que remetem à Justiça foi o conceito do terceiro calendário com temática voltada à ação Sou Mais Justiça, em 2019. O objetivo foi representar por meio de fotografias e palavras as pessoas que atuam nos bastidores da justiça. Desta vez, os associados responderam à pergunta: “qual a principal contribuição do seu trabalho para a Justiça Brasileira?”.
Uma edição institucional do calendário, com informações sobre as principais áreas de atuação da ANAJUSTRA Federal também foi impressa e distribuída aos recém-associados das justiças federal, eleitoral, militar e dos conselhos e tribunais superiores para que eles conhecessem e pudessem usufruir de tudo o que a entidade oferece.
"Remotos e produtivos" foi o tema do calendário de 2021, marcando o ano de desafios do teletrabalho no Judiciário, durante as incertezas da pandemia da covid-19. Essa foi a última edição do impresso dentro da campanha Sou Mais Justiça.
A edição "Cultura e arte no Judiciário" reuniu produções artísticas e culturais desenvolvidas por servidores de todo o Brasil.
Em 2023, os aposentados foram os personagens do impresso. Com o tema "Vivaz Idade", o calendário celebrou as novas e prazerosas atividades, descobertas por servidores na aposentadoria.
Os protagonistas da edição de 2024 do calendário da ANAJUSTRA Federal foram os criadores de boas práticas que estão moldando o futuro do Judiciário brasileiro.
O calendário de 2025 está recheado de “Memórias do Judiciário” daqueles que atuam diariamente como os construtores do sistema judicial do país. Ele foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça para eternizar sua história institucional.