Pesquisar participação
ARTIGO
Por Glauce de Oliveira Barros,
Diretora da ANAJUSTRA Federal
Amizade não tem data, nem lugar. Não se limita ao calendário, nem exige presença constante para existir. Ela pulsa, silenciosa, mas intensa, no coração humano — como uma lembrança viva de quem já nos compreendeu antes mesmo de qualquer explicação.
Entre tantas relações que tecemos na vida, a verdadeira amizade é aquela que não cobra, mas acolhe. Não impõe, mas sustenta. É o vínculo que sobrevive ao tempo, às mudanças e às distâncias, porque não se apoia em obrigações, mas sim em afeto, empatia e liberdade.
O amigo não prende, acolhe. Não exige, escuta. Ele está — mesmo quando não se mostra. Porque ser amigo é sentir, não apenas aparecer.
Há quem confunda amizade com convivência ou imagine que ela exige rotina de palavras e encontros. Outros, mais sensíveis à alma do tempo, sabem que há amizades que moram em nós, mesmo quando os caminhos seguem rumos diferentes.
Às vezes, é no afastamento dos olhares que mais se aproxima o sentimento do coração. É no silêncio partilhado, na escuta sem julgamento, no gesto sem cobrança, que floresce o vínculo verdadeiro.
Na trajetória de uma entidade como a nossa — feita de tantas vozes, rostos e histórias —, aprendemos que não há instituição sem pessoas, nem vínculos sem sentimentos. Ao longo desses anos de convivência entre servidores públicos federais, compreendemos que somos muito mais que colegas.Somos parte de uma rede de apoio humano, que se revela na forma mais nobre da convivência: a amizade.
A amizade é o espelho onde nos vemos sem máscaras e o abrigo onde repousamos sem medo. Ela é força invisível que sustenta a alma cansada, também alegria serena que revigora os dias.
Em um mundo marcado por ruídos, pressa e individualismo, a amizade verdadeira é uma forma de resistência amorosa. Ela une sem exigir igualdades, porque reconhece que a beleza da vida está justamente nas diferenças que se respeitam e se fortalecem mutuamente.
Hoje, não celebramos um “Dia do Amigo”. Celebramos o amigo em todos os dias — aquele que, mesmo distante, se faz presente com um gesto, uma lembrança, uma escuta, um silêncio.
Por isso, se você está lendo esta mensagem, abrace o amigo que está ao seu lado. E sinta-se, por nós, profundamente abraçado.
Porque amizade verdadeira é essa comunhão silenciosa e sagrada entre corações que se reconhecem — e seguem juntos, mesmo quando cada um caminha por trilhas distintas.
Glauce de Oliveira Barros
Diretora de Assuntos Legislativos
O calendário era uma peça institucional que trazia como destaque os serviços e benefícios da entidade, entre eles, as assessorias jurídica, parlamentar e financeira.
O impresso contou com a participação de associados pela primeira vez, trazendo trabalhos artísticos autorais dos participantes.
Servidores enviaram imagens e textos que revelavam os encantos das cidades em que moravam.
O calendário foi composto por cenas que inspiravam os servidores participantes.
Servidores enviaram fotos que compunham suas lembranças afetivas.
As manifestações culturais das diferentes regiões do país estamparam a peça institucional.
O tema foi: "A beleza das flores" e elas coloriram o calendário de 2016, uma das edições com maior número de participações até hoje.
Uma foto do local de trabalho, uma história interessante presenciada na JT ou detalhes da função exercida fizeram parte da primeira edição do calendário dentro da ação Sou Mais Justiça, em 2017.
Composto por frases e ilustrações em aquarela da designer Marina Papi, o calendário de 2018 estampou as respostas dos associados para a pergunta “Qual a contribuição do seu trabalho para a JT?” ou o complemento da frase “Eu sou mais JT porque…”.
Um mosaico com os rostos dos associados formando imagens que remetem à Justiça foi o conceito do terceiro calendário com temática voltada à ação Sou Mais Justiça, em 2019. O objetivo foi representar por meio de fotografias e palavras as pessoas que atuam nos bastidores da justiça. Desta vez, os associados responderam à pergunta: “qual a principal contribuição do seu trabalho para a Justiça Brasileira?”.
Uma edição institucional do calendário, com informações sobre as principais áreas de atuação da ANAJUSTRA Federal também foi impressa e distribuída aos recém-associados das justiças federal, eleitoral, militar e dos conselhos e tribunais superiores para que eles conhecessem e pudessem usufruir de tudo o que a entidade oferece.
"Remotos e produtivos" foi o tema do calendário de 2021, marcando o ano de desafios do teletrabalho no Judiciário, durante as incertezas da pandemia da covid-19. Essa foi a última edição do impresso dentro da campanha Sou Mais Justiça.
A edição "Cultura e arte no Judiciário" reuniu produções artísticas e culturais desenvolvidas por servidores de todo o Brasil.
Em 2023, os aposentados foram os personagens do impresso. Com o tema "Vivaz Idade", o calendário celebrou as novas e prazerosas atividades, descobertas por servidores na aposentadoria.
Os protagonistas da edição de 2024 do calendário da ANAJUSTRA Federal foram os criadores de boas práticas que estão moldando o futuro do Judiciário brasileiro.
O calendário de 2025 está recheado de “Memórias do Judiciário” daqueles que atuam diariamente como os construtores do sistema judicial do país. Ele foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça para eternizar sua história institucional. Além de uma data dedicada a ela, o Dia da Memória do Poder Judiciário, há ainda museus, arquivos físicos, plataformas interativas, exposições virtuais e o calendário da ANAJUSTRA Federal se une a elas.